simule agora sua economia

Tenha em mãos a sua fatura de energia e faça a sua simulação.

Digite seu Nome Completo!
Digite um CNPJ válido!
Digite o nome da sua empresa!
Digite um Telefone válido!
Digite um E-mail válido!
Selecione a Distribuidora
Selecione o Valor Médio da Fatura!

Como empresas podem adquirir a certificação I-REC

Em um mundo onde as mudanças climáticas são cada vez mais evidentes, é importante que a sua empresa esteja atenta aos movimentos ligados à sustentabilidade ambiental. E uma das melhores formas de fazer isso é cumprindo regulamentações.  

Mas só isso não basta, é preciso demonstrar compromisso com a sustentabilidade. Um dos meios de se fazer isso é adquirindo Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-RECs) que, também, servem como instrumentos fundamentais para rastrear e verificar a produção e o consumo de energia proveniente de fontes renováveis em nível global. 

Ao adotar o I-REC, uma empresa, sem dúvida, terá um leque de benefícios à sua disposição, afinal essa prática reflete o compromisso com o meio ambiente, entre outras diretrizes. Mas você sabe o que é esse certificado? Acompanhe e saiba da sua importância no mercado corporativo. 

O que é o I-REC? 

O Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) é um selo padronizado internacionalmente que atesta a produção de energia a partir de fontes renováveis 

Por meio do I-REC, é possível rastrear e documentar a geração de eletricidade que chega até o consumidor final. Em outras palavras, de uma forma transparente e confiável, consegue-se comprovar que a energia provém de matrizes limpas e renováveis como solar, eólica, hidrelétrica, biomassa, entre outros.  

As empresas ou organizações que possuem o selo podem comprar e retirar certificados correspondentes à quantidade de eletricidade que consomem, garantindo que sua pegada de carbono seja compensada por energia limpa. 

Quando uma instalação de geração de energia renovável produz eletricidade, ela recebe I-RECs equivalentes à quantidade de energia gerada. Esses certificados são então registrados em um sistema centralizado, e podem ser comprados e utilizados por empresas que desejam comprovar que estão consumindo energia renovável. 

Por meio do I-REC é possível que todos os consumidores de energia elétrica do mercado livre façam uma escolha consciente. 

Como obter o I-REC? 

Além do interesse em usar energias renováveis, primeiramente é preciso enviar os documentos solicitados pelo emissor local para uma avaliação. Caso a contratação seja aprovada, a empresa deve pagar algumas taxas para que o registro seja feito no sistema internacional usado no Brasil desde 2017. 

Vale frisar que a contratação do I-REC equivale à energia elétrica consumida pela empresa. 

Verificação de energia e de duplicidade

Além do emissor verificar se o registro do I-REC foi feito anteriormente a fim de não gerar duplicidade, é necessário realizar uma verificação de energia justamente para constatar se as fontes são realmente renováveis e legalmente instaladas ao sistema nacional de energia.  

Como funciona o I-REC?

Cada Certificado de Energia Renovável (REC) é originado com base na quantidade de megawatt-hora injetada na rede, onde 1 REC equivale a 1 MWh.

Ao total, o sistema é formado por três formas de participação: 

  • O emissor garante que a parte contratual siga os padrões globais e por fiscalizar operações; 
  • O registrante representa quem gera a energia; 
  • O participante é aquele que tem o registro I-REC, sendo responsável pelo registro dos certificados em nome de qualquer consumidor de energia interessado na certificação e quer negociar certificados. 

Investimento

Pelo Instituto Totum, emissor responsável pelas certificações brasileiras, o custo inicial para a adesão é de cerca de € 500,00, além de uma anuidade de € 2.000,00 para manter a certificação ativa. 

Quais as vantagens para as empresas?

Os I-RECs oferecem uma série de benefícios estratégicos e reputacionais para as empresas que buscam liderar em responsabilidade ambiental e integrar práticas sustentáveis em suas operações. 

Como já mencionamos acima, além do compromisso com requisitos de sustentabilidade, as empresas precisam estar em conformidade com regulamentações e normas, já que a posse de I-RECs pode ser uma exigência regulatória para cumprir metas de energia renovável.  

 Abaixo, listamos outras principais vantagens para quem deseja os certificados.

  • Redução da pegada de carbono: Ao comprar I-RECs equivalentes à eletricidade consumida, as empresas podem compensar sua pegada de carbono associada ao consumo de energia. Isso é crucial para aquelas que buscam metas de neutralidade de carbono e desejam minimizar seu impacto ambiental. 
  • Transparência e credibilidade: O sistema é projetado para garantir transparência e integridade. A posse desses certificados oferece uma forma confiável de rastrear e documentar a origem da eletricidade consumida, aumentando a credibilidade das ações sustentáveis da empresa. 
  • Atração de investidores e clientes: Empresas que adotam práticas sustentáveis muitas vezes são vistas de maneira positiva por investidores, clientes e consumidores conscientes. O I-REC serve como uma evidência tangível e verificável de seus esforços em direção à sustentabilidade, contribuindo para a reputação da empresa. 
  • Participação em mercados internacionais: O I-REC é um sistema global que permite a participação de empresas em iniciativas de energia renovável em diferentes partes do mundo. Isso é especialmente relevante para empresas com operações internacionais que desejam garantir a sustentabilidade em todas as suas instalações. 
  • Estímulo ao desenvolvimento de projetos renováveis: A demanda por I-RECs pode estimular o desenvolvimento de mais projetos de energia renovável, impulsionando o setor e contribuindo para a expansão de fontes limpas de geração de energia. 
  • Estabelecimento de parcerias sustentáveis: Empresas que adotam o I-REC podem estabelecer parcerias mais facilmente com outras organizações comprometidas com a sustentabilidade, compartilhando valores e objetivos ambientais.
Faça sua simulação
pelo Whatsapp