simule agora sua economia

Tenha em mãos a sua fatura de energia e faça a sua simulação.

Digite seu Nome Completo!
Digite um CNPJ válido!
Digite o nome da sua empresa!
Digite um Telefone válido!
Digite um E-mail válido!
Selecione a Distribuidora
Selecione o Valor Médio da Fatura!

As etapas da migração para o Mercado Livre de Energia

Você já leu tudo que precisava para entender as vantagens do Mercado Livre de Energia e se interessou. Para que você possa, de fato, ser um cliente livre Cemig, é preciso percorrer uma trajetória chamada de migração. Toda e qualquer empresa vai pedir que você siga este passo.

No entanto, caso você já seja um cliente Cemig, haverá uma facilidade: na denúncia realizada pela Agência Virtual, o passo-a-passo, quando solicitado, é enviado por e-mail.

Mas quais são os próximos passos? Neste artigo, a gente conta tudo que você precisa saber!

Os passos necessários para ser livre

Toda migração deve obedecer a essa trajetória. Em caso de dúvidas, confira qual foi a última etapa em que você teve participação e/ou entre em contato com o nosso time.

Daqui em diante a sua trajetória é feita em dupla e iremos intercalar ações suas e da Cemig. Fique atento, pois alguns envios e preenchimentos precisam ser realizados seguindo prazos rígidos e que podem alterar a data inicial de seu fornecimento.

Passo 1 – Denúncia de contrato

É a ação em que o cliente notifica a atual distribuidora da sua intenção de rescindir o Contrato de Compra de Energia Regulada (CCER), no mercado cativo e migrar para o Mercado Livre de Energia.

Para cada distribuidora de energia há um procedimento que deverá ser adotado. Não existe um modelo padrão para a denúncia de contrato. Normalmente, você encontra como realizar a denúncia no site da sua distribuidora de energia atual. É preciso entrar em contato com a sua distribuidora e solicitar as informações referentes ao serviço de migração para o mercado livre ou denúncia de contrato.

Os clientes que se encontram dentro da área de concessão da Cemig têm a denúncia realizada pela Agência Virtual. O passo-a-passo será enviado por e-mail.

Documentação técnica

São solicitados documentos oficiais para que o seu contrato seja validado. É importante que todos estejam em condição de leitura e atualizados. Fique atento aos prazos estipulados pelos órgãos participantes deste processo.

A sua denúncia só é concluída quando você recebe o número de protocolo. Caso não tenha este dado, verifique se alguma mensagem lhe foi enviada e busque pela conclusão da etapa.

Passo 2 – Resposta da denúncia de contrato

Após 10 dias da solicitação da denúncia, o representante legal receberá um e-mail da Cemig Atende com as minutas do Termo Aditivo e do Termo de Resilição. Leia com atenção e guarde uma cópia deste documento.

Passo 3 – Aceite dos termos

Deverá ser encaminhado por e-mail para cemig.mais@cemig.com.br, os arquivos anexos (Termo Aditivo e Termo de Resilição), com a concordância ou apresentação de dúvidas. Em seguida, a Cemig Atende encaminhará outro e-mail com um link para assinatura dos termos. E dessa forma a sua denúncia de contrato será concluída com total sucesso.

Passo 4 – Procedimentos técnicos

Esta etapa não exige sua participação, pois envolve ações específicas de modelagem junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Como sua empresa está sendo representada pela Cemig frente à CCEE, você pode ficar tranquilo que cuidaremos de tudo. Estamos cuidando de tudo para que a sua migração seja perfeita.

Passo 5 – Cadastro site CCEE

Consiste no cadastramento do representante legal de sua empresa no Portal da CCEE. Este passo tem que ser feito pelo cliente. A Cemig não pode realizar em nome do representado.
O cadastramento do representante legal é feito da seguinte forma:
5.1 – Acessar o site da CCEE.
5.2 – No canto superior direito da tela, clicar na tela ao lado da lupa.
5.3- Em “Ainda não tenho acesso” informar o e-mail e clicar em “Criar/Redefinir minha conta”. Preencher os dados na tela seguinte para criar login e senha.

Passo 6 – Contrato CCEE

Processo em que a Cemig notifica a CCEE e aguarda aprovação para dar continuidade ao trabalho.

OBS.: não é possível fazer download do contrato antes do aceite.
Basta seguir os seguintes passos:
1. Entrar no portal da CCEE com o login do representante legal.
2. No canto superior esquerdo, clicar nas três barrinhas ao lado da logo CCEE e buscar “Minhas Empresas”.
Em seguida, no resultado da pesquisa, clicar em “Empresas”.
3. Buscar o nome de sua empresa e clicar em “Acessar Cadastro”.
4. Ao entrar no cadastro da empresa, clicar em “Documentos” para visualizar o card do contrato.
5 – Clicar nos três pontinhos para abrir o card.
6 – Clicar na caixa azul “Clique Aqui”.
7 – Ler o contrato e, no final, dar o aceite, marcando a check box e clicando em Aceitar Termos.
Clicar nos três pontos do canto superior direito para dar o aceite.

O aceite do contrato CCEE foi feito.
Agora é só você aguardar mais algumas providências que são de responsabilidade da Cemig.

Mercado Livre de Energia

Prontinho, depois de percorrer essa trajetória você será um cliente livre Cemig!

Faça sua simulação
pelo Whatsapp