simule agora sua economia

Tenha em mãos a sua fatura de energia e faça a sua simulação.

Digite seu Nome Completo!
Digite um CNPJ válido!
Digite o nome da sua empresa!
Digite um Telefone válido!
Digite um E-mail válido!
Selecione a Distribuidora
Selecione o Valor Médio da Fatura!

O que é TSDU e TE na sua conta de energia elétrica

Você recebe a fatura da conta de energia de sua empresa e se depara com várias siglas, entre elas, chamam atenção TUSD e TE. O que muitos não sabem é que as duas componentes juntas na conta de energia elétrica representam o custo associado ao uso da infraestrutura de distribuição e o custo da energia consumida, respectivamente. 

Para entender mais sobre TUSD e TE, produzimos esse artigo onde você vai descobrir como a redução de despesas pela conta de sua energia pode ser eficaz para a realização de investimentos em outras frentes dentro da sua empresa. 

O que é TUSD? 

A sigla TUSD se refere a “Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição“. Trata-se de uma tarifa, como o próprio nome diz, aplicada no setor energético, na qual a distribuição de energia ocorre por meio de uma rede de Distribuição, responsável por levar a eletricidade da rede de Transmissão até os consumidores finais, como residências, empresas e indústrias.  

A TUSD representa o valor referente ao uso dessas redes de Distribuição. Ou seja, é uma tarifa que os consumidores pagam para utilizar o sistema de distribuição de energia elétrica.  

E o que é TE? 

Já a sigla “TE” na conta de energia elétrica geralmente se refere à “Tarifa de Energia” e representa o valor referente à quantidade de energia efetivamente utilizada pelo consumidor. 

A conta de energia elétrica pode ser composta por diversas tarifas e a TE está relacionada ao custo da energia consumida em quilowatt-hora (kWh). 

É importante notar que essa composição da conta de energia pode variar dependendo de alguns fatores como país, estado ou região, pois as tarifas e regulamentações são estabelecidas por autoridades locais ou nacionais.  

Aumentar ou reduzir a TE é possível desde que seja feita uma gestão de energia na empresa. 

Cálculo 

Como já mencionado, a TE tem seu custo medido em kWh. Essa parte da conta é baseada na quantidade de energia que você consome durante o período de faturamento.  

A quantidade de kWh consumidos é multiplicada pela taxa específica estabelecida pela empresa de energia para obter o valor da TE. 

Já, a TUSD, por outro lado, cobre os custos associados à infraestrutura de distribuição, como linhas de Transmissão e redes de Distribuição, que transportam a eletricidade da central de geração até o consumidor final.  

A TUSD é uma tarifa fixada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e refere-se ao preço em R$/MWh ou R$/kW que se cobra pelo uso do sistema de Distribuição. 

Cabe ainda ressaltar que os valores cobrados de TSDU e TE em cada tarifa são diferentes. 

O que é pago na TSDU?

O consumidor paga pelo transporte do Fio A, Fio B, encargos e perdas técnicas do sistema de Distribuição e perdas não-técnicas.  

E o que é pago na TE? 

O consumidor pega pela energia, transporte, perdas e alguns tipos de encargos. 

Por que separadas? 

A TUSD e TE aparecem separadamente nas faturas por determinação da Aneel com o objetivo de cumprir a modicidade tarifária que determina as diretrizes dos setores regulados para que as tarifas praticadas sejam justas e acessíveis aos consumidores. 

A apresentação nas faturas proporciona transparência e permite que os consumidores tenham uma compreensão mais clara e detalhada de como os custos totais são calculados. Além disso, faz com que os consumidores tenham maior controle sobre seus custos de energia e identifiquem áreas específicas em que podem reduzir o consumo para economizar. 

Vantagens 

A separação das tarifas também é importante para fins regulatórios e de fiscalização já que, por meio delas, as autoridades reguladoras do setor elétrico podem garantir que estejam em conformidade com as regulamentações, promovendo uma competição saudável e protegendo os interesses dos consumidores. 

Uma outra vantagem das tarifas separadas é o incentivo aos investimentos na infraestrutura de Distribuição e na avaliação da eficiência a fim de melhorias e otimização de processos para manter custos sob controle. 

Como reduzir custos de TE e TSDU? 

Enquanto a TUSD é fixa não podendo ser alterada por medidas de redução de custos, na TE é possível diminuir o valor por meio de estratégias de gestão de demanda feitas para evitar ou reduzir picos de consumo durante os períodos de tarifação mais elevada. 

A migração para o Mercado Livre de Energia também é uma opção para reduzir custos da TE, já que esse modelo oferece maior flexibilidade e oportunidades para negociar contratos diretamente com fornecedores de energia. 

Vale ainda conduzir programas de conscientização dos colaboradores sobre práticas eficientes de uso de energia, avaliar periodicamente os fornecedores de equipamento e buscar programas de eficiência energética oferecidos por órgãos governamentais.   

Essas e outras práticas com certeza poderão ser eficientes para reduzir o valor de TE cobrado na conta de energia elétrica. 

Faça sua simulação
pelo Whatsapp