As etapas da migração para o Mercado Livre de Energia
Você já leu tudo que precisava para entender as vantagens do Mercado Livre de Energia e se interessou. Para ser um cliente livre Cemig é preciso percorrer uma trajetória chamada de migração, no qual, toda e qualquer empresa vai pedir para seguir o passo.
No entanto, caso você já seja um cliente Cemig, haverá uma facilidade: na denúncia realizada pela Agência Virtual, o passo-a-passo, quando solicitado, é enviado por e-mail.
Mas quais são os próximos passos? Neste artigo, a gente conta tudo que você precisa saber!
Os passos necessários para ser livre
Toda migração deve obedecer a essa trajetória. Em caso de dúvidas, confira qual foi a última etapa em que você teve participação e/ou entre em contato com o nosso time.
Daqui em diante a sua trajetória é feita em dupla e iremos intercalar ações suas e da Cemig. Fique atento, pois alguns envios e preenchimentos precisam ser realizados seguindo prazos rígidos e que podem alterar a data inicial de seu fornecimento.
Passo 1 – Denúncia de contrato
É a ação em que o cliente notifica a atual distribuidora da sua intenção de rescindir o Contrato de Compra de Energia Regulada (CCER), no mercado cativo e migrar para o Mercado Livre de Energia.
Para cada distribuidora de energia há um procedimento que deverá ser adotado. Não existe um modelo padrão para a denúncia de contrato. Normalmente, você encontra como realizar a denúncia no site da sua distribuidora de energia atual. É preciso entrar em contato com a sua distribuidora e solicitar as informações referentes ao serviço de migração para o mercado livre ou denúncia de contrato.
Os clientes que se encontram dentro da área de concessão da Cemig têm a denúncia realizada pela Agência Virtual. O passo-a-passo será enviado por e-mail.
Documentação técnica
São solicitados documentos oficiais para que o seu contrato seja validado. É importante que todos estejam em condição de leitura e atualizados. Fique atento aos prazos estipulados pelos órgãos participantes deste processo.
A sua denúncia só é concluída quando você recebe o número de protocolo. Caso não tenha este dado, verifique se alguma mensagem lhe foi enviada e busque pela conclusão da etapa.
Passo 2 – Resposta da denúncia de contrato
Após 10 dias da solicitação da denúncia, o representante legal receberá um e-mail da Cemig Atende com as minutas do Termo Aditivo e do Termo de Resilição. Leia com atenção e guarde uma cópia deste documento.
O cliente receberá via Docusign os termos para aceite.
(Os casos em que o cliente desejar antecipar o processo de migração, ocorrerá aplicação de multa e será direcionado para o passo 3)
Passo 3 – Aceite dos termos
Deverá ser encaminhado por e-mail para cemig.mais@cemig.com.br, os arquivos anexos (Termo Aditivo e Termo de Resilição), com a concordância ou apresentação de dúvidas. Em seguida, a Cemig Atende encaminhará outro e-mail com um link para assinatura dos termos. E dessa forma a sua denúncia de contrato será concluída com total sucesso.
Passo 4 – Procedimentos técnicos
Esta etapa não exige sua participação, pois envolve ações específicas de modelagem junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Como sua empresa está sendo representada pela Cemig frente à CCEE, você pode ficar tranquilo que cuidaremos de tudo. Estamos cuidando de tudo para que a sua migração seja perfeita.
Passo 5 – Cadastro site CCEE
Consiste no cadastramento do representante legal de sua empresa no Portal da CCEE. Este passo tem que ser feito pelo cliente. A Cemig não pode realizar em nome do representado.
O cadastramento do representante legal é feito da seguinte forma:
5.1 – Acessar o site da CCEE.
5.2 – No canto superior direito da tela, clicar na tela ao lado da lupa.
5.3- Em “Ainda não tenho acesso” informar o e-mail e clicar em “Criar/Redefinir minha conta”. Preencher os dados na tela seguinte para criar login e senha.
Passo 6 – Contrato CCEE
Processo em que a Cemig notifica a CCEE e aguarda aprovação para dar continuidade ao trabalho.
OBS.: não é possível fazer download do contrato antes do aceite.
Basta seguir os seguintes passos:
1. Entrar no portal da CCEE com o login do representante legal.
2. No canto superior esquerdo, clicar nas três barrinhas ao lado da logo CCEE e buscar “Minhas Empresas”.
Em seguida, no resultado da pesquisa, clicar em “Empresas”.
3. Buscar o nome de sua empresa e clicar em “Acessar Cadastro”.
4. Ao entrar no cadastro da empresa, clicar em “Documentos” para visualizar o card do contrato.
5 – Clicar nos três pontinhos para abrir o card.
6 – Clicar na caixa azul “Clique Aqui”.
7 – Ler o contrato e, no final, dar o aceite, marcando a check box e clicando em Aceitar Termos.
Clicar nos três pontos do canto superior direito para dar o aceite.
O aceite do contrato CCEE foi feito.
Agora é só você aguardar mais algumas providências que são de responsabilidade da Cemig.
Mercado Livre de Energia
Prontinho, depois de percorrer essa trajetória você será um cliente livre Cemig!