Dúvidas frequentes

Cliente solucionando suas dúvidas através do site

É um cliente que escolhe livremente o seu fornecedor de Energia Elétrica.

Clientes que fazem parte do grupo tarifário A (confira na sua conta), com demanda maior ou igual a 500kW, podem fazer a contratação. É condição estar conectado, através de sua distribuidora local, ao SIN – Sistema Interligado Nacional. Essa condição é atendida em todos os estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. Na região Norte, apenas o estado de Roraima ainda não está conectado ao SIN, e seus clientes não estão, portanto, elegíveis para essa migração.

A Cemig oferece contratos de 2, 3 e 5 anos de duração. Para cada opção há uma relação entre período do contrato e desconto, que pode ser simulada conforme as informações fornecidas.

As propostas são elaboradas de acordo com as condições de mercado e os dados da empresa (perfil de consumo e Distribuidora). A Cemig mantém os valores propostos por até 5 dias após a simulação.

O desconto é calculado a partir da tarifa da Distribuidora onde o cliente está conectado, levando em conta a forma como o cliente usa a energia ao longo do tempo.

Sim. A proposta é realizada considerando as condições de mercado do momento, e tem um prazo de 5 dias de duração.

A Cemig atende clientes em todo o Brasil conectados ao Sistema Interligado Nacional – SIN, ou seja, em 25 estados e Distrito Federal. Apenas o estado de Roraima ainda não faz parte do SIN. Portanto, conforme a legislação vigente, seus clientes ainda não podem aderir ao Mercado Livre de Energia.

A abertura do Mercado Livre de Energia para os consumidores de baixa tensão depende de modificações na legislação aplicável ao setor elétrico. Atualmente, há projetos de lei em debate no Congresso Nacional que tratam dessa abertura.

O cliente livre tem dois canais de atendimentos para os serviços relacionados à Energia. O atendimento relativo ao serviço de transporte da Energia, executado pela Distribuidora local, continuará como sempre foi, e tratará das questões de qualidade da Energia, falta de luz, ligação etc. O atendimento relativo ao contrato de Energia no Mercado Livre será feito pela Comercialização da Cemig. A Cemig lhe auxiliará em todas as etapas na migração para o Mercado Livre de Energia.

No Mercado Livre de Energia, a Distribuidora local lhe enviará uma conta relativa aos serviços de transporte da Energia, que inclui também encargos setoriais e tributação aplicável. A Cemig Comercialização lhe enviará uma fatura relativa ao consumo da Energia, também acrescida dos tributos aplicáveis. Ao somar o valor das duas faturas, você terá um custo total que será menor do que o custo que teria na condição de cativo, conforme o percentual estabelecido com a Cemig quando assinou o contrato no Mercado Livre de Energia / Energia Livre Cemig.

É preciso respeitar as condições contratuais vigentes. Entre em contato com nossa equipe para que possamos analisar as possibilidades específicas para você.

O cliente analisa as propostas apresentadas pela Cemig e escolhe o melhor plano de acordo com suas características. Depois, é preciso realizar a denúncia do contrato com a Distribuidora e migrar de fato para o Mercado Livre, aderindo à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Ao longo desse processo, pode ser necessária também, a adequação da medição de Energia Elétrica para atendimento aos requisitos da CCEE.

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