O Mercado Livre de Energia é o futuro do setor elétrico
Acesse um serviço de busca da internet e digite o termo Mercado Livre de Energia. Em poucos segundos, a pesquisa retornará com notícias de vários veículos de imprensa do Brasil, provando que, de fato, o assunto vem se tornando referência e ganhado cada vez mais relevância. É o futuro que já começou por meio da revolução que a modalidade promete trazer para o setor elétrico brasileiro com descontos de até 35% na fatura de energia.
O Mercado Livre de Energia está cada vez mais próximo e, inclusive, já faz parte do nosso cotidiano. Sua história remonta há mais de 25 anos, contemplando grandes indústrias atendidas em alta e média tensão.
A partir de janeiro de 2024, a modalidade também será estendida para os clientes do Grupo Tarifário A, ligados à média tensão com contas de valores acima de R$ 10 mil por mês. Isso permitirá que esses clientes tenham poder de escolha de quem desejam comprar energia, garantindo preços mais competitivos.
A Cemig, como referência no setor elétrico brasileiro e líder no mercado livre desde o início desse segmento, está preparada para atender os clientes em potencial e orientá-los nessa jornada.
O cliente que deseja migrar para o Mercado Livre de Energia, passará por algumas etapas que começa pela análise das propostas apresentadas pela Cemig. Feito isso, ele escolherá o melhor plano de acordo com suas características e necessidades.
Em seguida, realizará a denúncia do contrato com a Distribuidora e efetuará a migração para esse novo segmento, aderindo à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Durante esse processo, pode ser necessária, também, a adequação da medição de energia elétrica para atender aos requisitos do órgão.
É importante ressaltar que a assinatura do contrato possibilita preços mais competitivos às empresas, que conseguirão ter um diferencial competitivo em sua área de atuação.