Cemig amplia contrato no Mercado Livre de Energia com mais três unidades da Rede Lius Agostinianos
Desde maio de 2023 a Cemig e a Rede Lius Agostinianos – responsável pelo Colégio Santo Agostinho e de Escolas Sociais Agostinianas – possuem parceria no Ambiente de Contratação Livre (ACL), também conhecido como Mercado Livre de Energia, em suas tradicionais unidades educacionais do Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte, Nova Lima e Contagem. A partir do próximo ano, outras unidades da Rede, o Colégio Santo Agostinho – Gutierrez, a Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA) e o Centro Educacional Agostiniano em Ecologia Integral (ilAli), se integram ao Energia Livre da Cemig, nesse vínculo que reafirma a parceria entre as duas instituições.
O contrato na modalidade varejista para as três unidades foi oficializado em outubro de 2024, em uma cerimônia realizada na sede da Rede Lius Agostinianos. A Cemig será a representante da instituição na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e gestão integral do contrato de energia. A migração foi possível em função da Portaria 50/2022, que possibilitou que todos os clientes atendidos no Grupo Tarifário A (aqueles atendidos em média e alta tensão) ingressem no ACL.
“Ingressar no Mercado Livre de Energia pode proporcionar uma grande vantagem competitiva para as empresas, permitindo maior controle sobre os custos energéticos e evitando a exposição a situações hidrológicas desfavoráveis, como as Bandeiras Tarifárias”, por exemplo, explica Dimas Costa, o vice-presidente de Comercialização da Cemig.
Dimas Costa também ressalta os benefícios socioambientais que a migração da Rede Lius para o Energia Livre Cemig traz para toda sua área de atuação e a sociedade, especialmente com a redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
“A Instituição, com mais de 90 anos de história, está em sintonia com a Cemig na formação dos futuros protagonistas de uma transformação social. Essa parceria reforça a estratégia de avançar na descarbonização, atendendo às metas de sustentabilidade da instituição e de seus stakeholders. A Cemig, guiada por seus compromissos com a sustentabilidade, está alinhada com a necessidade de progresso contínuo em práticas de negócios sustentáveis, visando maximizar os resultados tanto da companhia quanto de seus parceiros”, afirma.
Benefícios para a Rede Lius Agostinianos
As instituições educacionais receberão o certificado Cemig REC que garante a fonte limpa e renovável da energia. De acordo com Aleluia Heringer, Diretoria da ASG – Ambiental, Social e Governança da Rede Lius Agostinianos, “a garantia de uma energia certificada, renovável e rastreável está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, relacionados à produção de energia e à preservação do meio ambiente, com o uso de fontes limpas associado a uma gestão mais eficiente dos Centros Educativos da Rede Lius”, salienta.
A Rede Lius Agostinianos, dos Freis Agostinianos, reúne as instituições que atuam na gestão de centros educativos, escolas sociais e no desenvolvimento de soluções educacionais.
Por assessoria de imprensa Cemig
Leia também:
Cruzeiro migra para o Energia Livre Cemig e terá economia superior a R$1 milhão na conta de luz
Cemig e Rede Mater Dei ampliam acordo no Mercado Livre de Energia