Saiba o tempo de migração do contrato para a Energia Livre Cemig
Janeiro de 2024 marcou o início das operações do Mercado de Energia Livre para clientes do Grupo Tarifário A de média tensão, com contas a partir de R$ 5 mil mensais. Ao total, estima-se que cerca de 170 mil consumidores já se encontram aptos a ingressarem neste modelo.
Você sabe se essa modalidade tarifária se encaixa no seu perfil? Caso a resposta a esta pergunta seja “sim”, você tem conhecimento do que é preciso ser feito para migrar?
Para responder a essa segunda pergunta, é importante saber que, para fazer parte do Mercado Livre de Energia, é necessário seguir algumas etapas nas quais o cliente precisará seguir corretamente determinados protocolos. Confira a seguir:
1 – Verifique se a empresa está qualificada para migração e está qualificada para migração. Essa informação consta na fatura de energia.
2 – Acesse o site do Energia Livre Cemig e faça a simulação dos descontos disponíveis de acordo com seu consumo.
3 – Renuncie o contrato de compra de energia com a atual distribuidora. Inclusive, é de extrema importância estar atento às datas de rescisão deste documento, pois as empresas costumam ter seus próprios prazos.
4 – Protocole os documentos de adesão com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
5 – Inicie os processos de contratação de energia. Aqui, cabe lembrar que você consegue realizar este processo digitalmente pelo nosso site. É aconselhado que se tenha uma fatura atual da empresa do Grupo Tarifário A em mãos.
A partir deste ponto, a comunicação é feita por e-mail, quando o contratante começa a receber mensagens sobre os processos pelos quais seu cadastro está sendo submetido e até mesmo a solicitação de mais documentos, como acontece em caso de duplicidade de documento ou da falta de algum dado.
Quanto tempo leva para iniciar na modalidade?
Vale ressaltar que o tempo de migração, considerando o período total, tem o prazo mínimo de 6 meses. Esse prazo engloba o cumprimento das questões burocráticas até a completa adequação do sistema de medição pela Distribuidora Local.
Os dados do cliente são submetidos à análise de crédito e outros processos internos feitos de forma muito simples. Além disso, as empresas que contratam o Energia Livre Cemig contam com a gestão integral do contrato de energia.
Quer migrar para o Mercado Livre de Energia com facilidade? Faça uma simulação e comece hoje mesmo!