Empresas do Espírito Santo têm a oportunidade de comprar energia mais barata da Cemig
Maior comercializadora de energia do Brasil, a Cemig realizou, em agosto, um encontro com potenciais clientes do Espírito Santo, no bairro Enseada do Suá, em Vitória. O evento tem como objetivo apresentar o produto que revolucionou o setor de energia elétrica neste ano: a oportunidade de economizar até 35% no valor da conta de luz, com a migração para o Mercado Livre de Energia.
Neste ambiente de contratação livre, as empresas do Grupo Tarifário A (aqueles atendidos em média e alta tensão) podem obter desconto na fatura de energia e utilizar os valores economizados em outras demandas. Para seus clientes, a Cemig oferece planos personalizados e com prazo de dois a cinco anos de contrato no Mercado Livre de Energia.
A expectativa é de que o encontro reúna mais de 40 empresários de empresas aptas a deixar o ambiente do Mercado Cativo, onde não há a possibilidade de escolher o seu próprio fornecedor de energia elétrica, e migrar para o Mercado Livre de Energia, onde a Cemig é líder desde sua criação e, atualmente, possui um market share de 15% no Brasil.
O superintendente de Relacionamento com o Mercado Livre Varejista, Eduardo Lima, explica que, além do desconto significativo na conta de energia, as empresas que fazem a migração para o ambiente de contratação livre possuem a garantia de receber, da companhia, o certificado de energia limpa, renovável e rastreável.
“A migração para o Mercado Livre de Energia é sinal significativo do compromisso das empresas com as práticas ESG (Environmental, Social and Governance - sigla em inglês para definir padrões ambientais, sociais e de governança), demonstrando isso claramente aos seus clientes”, destaca.
A Cemig possui mais de 50 grandes clientes no Mercado Livre de Energia no Espírito Santo. No estado, empresas como a Samarco Mineração, Carrefour, Sendas Distribuidora, Laticínios Porto Alegre, Lojas Riachuelo, Cinemark Brasil, Casa & Vídeo, Oxford Porcelanas, além de condomínios, pequenas e médias indústrias e comércios são clientes da companhia.
Entenda o que é o Ambiente de Contratação Livre
O Ambiente de Contratação Livre (ACL) oferece ao cliente a liberdade de escolher o fornecedor de energia, permitindo a aquisição do produto a preços mais baixos do que no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), também conhecido como Mercado Cativo. Permite também a rastreabilidade da energia adquirida, por meio de Certificados de Energia Renovável. Dessa forma, os clientes do Mercado Livre de Energia têm a opção de receber energia limpa, renovável e rastreável das comercializadoras de energia.
A ampliação atual do Mercado Livre de Energia é decorrente da Portaria 50/2022, do Ministério de Minas e Energia (MME). Essa Portaria definiu que, a partir de janeiro de 2024, todos os consumidores do Grupo A, ou seja, aqueles ligados em média ou alta tensão, estarão aptos à aquisição de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre (ACL), independente do volume de energia demandado.
Assim, mais de 100 mil unidades consumidoras do país – de supermercados a shopping centers e indústrias de pequeno porte, passando até por condomínios – podem ser representados por agente varejista perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Esse modelo já está consolidado em vários mercados de energia em todo o mundo e, entre eles, destacam-se os Estados Unidos, Japão, Alemanha, Coreia do Sul, Reino Unido e França.
E-commerce pioneiro no Brasil
A Cemig continua atuante no Mercado Livre de Energia, mantendo sua liderança desde meados dos anos 2000 e, agora, com uma novidade: um novo site de e-commerce (energialivre.cemig.com.br) que permite a negociação totalmente digital, desde a simulação da oferta com descontos personalizados até a contratação da energia na modalidade varejista.
O portal Energia Livre Cemig foi construído para proporcionar aos clientes a melhor experiência de compra, aliando a solidez do Grupo Cemig à tecnologia e à inovação. Clientes conectados nos sistemas de distribuição de Média e Alta Tensão podem acessar o site energialivre.cemig.com.br e realizar sua contratação.
Por assessoria de imprensa Cemig
Leia também:
Entenda as diferenças entre o Mercado Livre de Energia e o Mercado Cativo