simule agora sua economia

Tenha em mãos a sua fatura de energia e faça a sua simulação.

Digite seu Nome Completo!
Digite um CNPJ válido!
Digite o nome da sua empresa!
Digite um Telefone válido!
Digite um E-mail válido!
Selecione a Distribuidora
Selecione o Valor Médio da Fatura!

Cemig-REC recebe a certificação e reconhecimento do Bureau Veritas

O Certificado de Energia Renovável da Cemig, o Cemig-REC, foi verificado e validado pelo Bureau Veritas Certification Brasil – Bureau Veritas. A verificação foi concluída em julho de 2022 e o processo de viabilização de emissão, armazenamento e transferência do Cemig-REC, possui rastreabilidade, segurança das informações e dados, acesso, criação e geração, atendendo aos altos padrões e criterioso processo de certificação do Bureau. 

O Programa de Certificação do Cemig-REC envolveu diversos especialistas com experiência das áreas de energia, sustentabilidade, mercado e certificação, que foram responsáveis pela definição dos critérios para certificação e disponibilização aos Clientes do Mercado Livre. A Cemig atua com este programa desde 2020, com o objetivo de garantir que a energia comercializada no Mercado Livre seja, comprovadamente, proveniente de fontes renováveis e que atenda aos critérios de adicionalidade e sustentabilidade nos aspectos sociais, ambientais e relação com a comunidade, assim como agregação de todos os atributos ambientais. 

Cemig-Rec: energia para o desenvolvimento sustentável  

Os Certificados de Energias Renováveis – RECs, vem despontando com uma rápida e exponencial evolução, devido à grande necessidade das empresas em demonstrar o impacto de suas operações em relação aos termos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Dessa forma, por meio dos certificados, a Cemig garante que seus processos trabalham no sentido de ampliar a geração de valor para todos os stakeholders e de apresentar seu desempenho em termos de sustentabilidade.  

O acrônimo ESG, do inglês, Environmental, Social and Governance, e os temas relacionados à sustentabilidade são pilares fundamentais para a sustentabilidade nos negócios e na vida pública, valorizando os aspectos ambiental, social, econômico e de governança, fazendo parte da agenda de empresas de diversos setores. Esses valores representam uma importante e necessária resposta das empresas frente aos desafios relacionados à comprovação da origem dos atributos sustentáveis da energia que consomem, aliados à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa.  

Grandes empresas estão liderando as ações de responsabilidade e comprometimento com o mercado em que atuam, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores, quanto ao consumo de energia limpa no mundo. Gigantes globais, como Google, HP, Nike, Adobe, Coca-Cola, Nestlé, dentre outras, estão buscando compensar suas emissões de gases efeito estufa, consumindo energia a partir de fontes renováveis e incentivando seus fornecedores e clientes a fazerem o mesmo. Selos verdes, assim como a agregação de todos os atributos ambientais, estão sendo, a cada dia, exigidas pelos grandes compradores mundiais e garantem a padronização dos critérios para emissão dos certificados em todo o mundo.   

Liderança no mercado de energia  

A Cemig, maior comercializadora de energia elétrica no Mercado Livre brasileiro, oferece o Cemig-REC e, também, emite o International REC Standard – I-REC, selo de reconhecimento internacional, da produção de energia da usina de Emborcação, certificada e registrada, pelo Instituto Totum e pelo I-REC Service BV. Tanto o Cemig-REC quanto o I-REC, são certificados confiáveis de rastreamento de atributos e têm sido cada vez mais procurados por empresas que buscam demonstrar alinhamento com as práticas de ESG. Esses selos comprovam que o consumo de energia está isento de emissão de gases de efeito estufa, atendendo aos critérios do Programa Brasileiro GHG Protocol, escopo 2.   

Desde 2020, a Cemig já emitiu mais de 7,5 milhões de Certificados de Energia Renovável, sendo aproximadamente 5,2 milhões de Cemig-REC.  

Bureau Veritas, tradição e confiabilidade 

O Bureau Veritas é uma organização internacional de certificação em sistemas de gestão de qualidade, meio ambiente e sustentabilidade, entre outros e, têm por objetivo, indicar padrões de qualidade na produção, comercialização e respeito ao meio ambiente por parte das empresas de todo o mundo. 

A certificação pelo Bureau Veritas é resultado de uma minuciosa auditoria realizada em todas as etapas do processo de emissão, controle, armazenamento de informações e publicação do Cemig-REC, das usinas de Irapé, Sá Carvalho e Rosal. Dessa forma, é garantida a confiabilidade e rastreabilidade da negociação do certificado, aumento da demanda por esse produto e, ainda, constitui um marco no fortalecimento da imagem da Cemig como referência em sustentabilidade.   

Faça sua simulação
pelo Whatsapp