Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e seus desafios até 2030

Diante de vários eventos climáticos que acontecem pelo mundo afora, torna-se cada vez mais necessário tomar medidas urgentes para combater o aquecimento global e seus impactos no planeta. Esta é, aliás, uma das metas listadas dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dispostas na Agenda 2030 – um plano global desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante Assembleia Geral das Nações Unidas realizada em Nova York no mês de setembro de 2015.  

Em um acordo ambicioso, chefes de Estado e de Governos, e representantes de 193 Estados-membros da ONU, firmaram um acordo para reduzir problemas graves que atingem todo o planeta, como pobreza, fome, doença e privação, além de erradicar a violência que tanto aflige a sociedade. Essas demandas foram diluídas em 169 metas universais associadas, que são integradas e indivisíveis a serem alcançados até 2030. 

O documento ‘Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável’ destaca que os objetivos e metas universais “se aplicam ao mundo todo, tanto aos países desenvolvidos quanto aos em desenvolvimento. Eles são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável”, conforme trecho do documento. 

Em outro trecho no preâmbulo do mesmo documento, é ressaltado que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável “estimularão a ação em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta nos próximos 15 anos”. 

Clique aqui para ler o documento ‘Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável’. 

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Confira abaixo a lista com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

  • Objetivo 1 – Erradicação da pobreza: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todo o mundo. Isso envolve garantir que todas as pessoas tenham acesso a recursos básicos como alimentos, água potável, educação e cuidados de saúde.  
  • Objetivo 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. Isso requer investimentos em sistemas agrícolas eficientes e resistentes às mudanças climáticas.  
  • Objetivo 3 – Saúde e bem-estar: Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Isso envolve o acesso a serviços de saúde de qualidade, prevenção de doenças e promoção de estilos de vida saudáveis.  
  • Objetivo 4 – Educação de qualidade: Garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Isso abrange a eliminação das disparidades educacionais e o acesso à educação de qualidade para todos.  
  • Objetivo 5 – Igualdade de gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Isso inclui eliminar a discriminação de gênero, violência e práticas prejudiciais.  
  • Objetivo 6 – Água limpa e saneamento: Garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. Isso implica na promoção de acesso igualitário à água potável e saneamento adequado.  
  • Objetivo 7 – Energia acessível e limpa: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos. Isso envolve a expansão das energias renováveis e o aumento da eficiência energética.  
  • Objetivo 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. Isso requer a criação de empregos dignos e o estímulo à inovação e empreendedorismo.  
  • Objetivo 9 – Indústria, inovação e infraestrutura: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. Isso implica em investir em infraestrutura moderna e tecnologias avançadas.  
  • Objetivo 10 – Redução das desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. Isso envolve a promoção da igualdade de oportunidades e a redução das disparidades econômicas.  
  • Objetivo 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Isso requer planejamento urbano eficiente, gestão de resíduos e promoção do acesso a moradias adequadas.  
  • Objetivo 12 – Consumo e produção sustentáveis: Garantir padrões de produção e consumo sustentáveis. Isso envolve a redução do desperdício, o uso eficiente dos recursos naturais e a promoção de práticas de consumo consciente.  
  • Objetivo 13 – Ação contra a mudança global do clima: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos. Isso requer a adoção de políticas e tecnologias que reduzam as emissões de gases de efeito estufa.  
  • Objetivo 14 – Vida na água: Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Isso implica em proteger a vida marinha e reduzir a poluição dos oceanos.  
  • Objetivo 15 – Vida terrestre: Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação e deter a perda da biodiversidade.  
  • Objetivo 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas.  
  • Objetivo 17 – Parcerias e meios de implementação: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Isso envolve a colaboração entre governos, setor privado e sociedade civil para alcançar os ODS  

A Agenda 2030 contendo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é aceita por todos os países e, também, aplicável a todos, levando em conta as diferentes realidades e prioridades de cada nação. 

Atuação no Brasil 

Vale salientar que a ONU e seus parceiros no Brasil, em um esforço conjunto, estão em constante atuação visando atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  

No portal do Supremo Tribunal Federal (STF) é possível encontrar um painel com o monitoramento de ações de controle concentrado e de recursos com repercussão geral reconhecida pelo Plenário do STF. Nele consta indicativo de correlação com um ou mais da lista dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU em processos julgados em 2020. 

Cemig  

Diante dos esforços mundiais para limitar o aquecimento global, a Cemig assinou, em 2022, termo de adesão à iniciativa global Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da ONU. Essa adesão reforça o compromisso firme da Cemig com a sustentabilidade e com as melhores práticas de ESG. A Companhia, também, assumiu o compromisso de zerar suas emissões líquidas de carbono até 2040, por meio do Net Zero, iniciativa também do Pacto Global, da ONU. 

Conheça mais sobre o Movimento Ambição Net Zero

Leia também:

OS DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA DESCARBONIZAÇÃO GLOBAL

ENERGIA LIMPA: O CAMINHO PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL E ACESSÍVEL

DEFININDO METAS ESG: UM GUIA PARA O SUCESSO SUSTENTÁVEL

Faça sua simulação
pelo Whatsapp