5 estratégias de marketing que a sua empresa precisa para prosperar

Neste artigo você irá encontrar dicas práticas que deve colocar em ação dentro da sua empresa para que o produto que vocês estão anunciando possa ser reconhecido. São ações que podem ser aplicadas em todos os nichos.  

Você pode ter o produto mais interessante do mercado, mas você ainda vai precisar de marketing, e para funcionar ele precisa ser executado seguindo os conceitos da melhor maneira possível. As dicas apresentadas neste artigo refletem campanhas nacionais realizadas com sucesso e indicam um trajeto que colabora para que o marketing realizado por você possa impactar o público de maneira mais assertiva. 

É importante ressaltar que toda e qualquer campanha precisa ser submetida a um filtro de garantia de entendimento, em que o conteúdo seja analisado para abranger públicos garantindo acessibilidade no conteúdo e diversidade. Dito isso, vamos aos passos. 

1 – O engajamento começa interno 

As primeiras pessoas a se apaixonarem pelo seu produto precisam ser do seu time de trabalho. Ter uma equipe engajada e que usa e recomenda o que faz colabora para que os membros possam entender o que informar e as melhores vantagens para os clientes. É importante que o gestor crie um ambiente no qual as pessoas se sintam seguras, pois isso gera um relacionamento positivo com marca e produto. 

Ainda sobre este relacionamento com os colaboradores, é fundamental que o gestor possa engajar a equipe mostrando os benefícios do produto e suas evoluções. É importante comemorar as vitórias do produto, as premiações, os crescimentos e muito mais. 

O time engajado torna-se um promotor da marca e do produto, fazendo com que exista uma constante vontade de impulsionar aquela marca. 

2 – Gere e compartilhe conhecimento 

É importante que gestores e todo o time conheçam os concorrentes para que, a partir destes dados, possam elaborar sempre as melhores versões e conteúdo de divulgação. Todo e qualquer dado obtido deve ser compartilhado com o time. 

Verifique dados de produção, dados de marketing, métricas de divulgação, idade do público, redes sociais que consome… Dados corretos em mãos geram poder de direcionamento. Um gestor que conhece as necessidades, falhas e acertos consegue mensurar com mais propriedade e identificar erros e oportunidades. 

Ter sua equipe em contato com o conhecimento sobre a empresa faz com que eles possam participar mais ativamente e, inclusive, sugestionar mais sobre todos os fatores que podem colaborar com sua divulgação e produto. 

3 – Não tenha medo das críticas, elas fazem parte 

Por mais que todo gestor queira que seu produto seja aclamado, é importante ser realista e entender que comentários e críticas podem e vão surgir, e é importante saber lidar com elas. O primeiro passo é entender de onde elas vêm e qual o objetivo. 

Existem críticas que são feitas a partir de uma tentativa genuína do cliente de conseguir melhora naquele produto, e este tipo de crítica precisa ser ouvida e implementada, pois podem garantir o sucesso da empreitada. 

É fundamental que sua equipe monitore as menções em redes sociais e consiga responder aos apontamentos mais incisivos. Aquele ditado “mantenha os inimigos próximos”, na realidade digital pode ser muito relevante. 

4 – Valorize a proatividade do seu time 

Nem toda possibilidade irá se transformar em sucesso, mas é preciso que seu time se sinta parte dos processos. Para isso, mesmo que uma ideia não seja a ideal, faça com que os membros participem da seleção das tarefas e escolhas dos objetivos, e como gestor vá adaptando até que as métricas e ações possam, enfim, estar alinhadas com o propósito. 

Pode ser que algum membro da sua equipe tenha uma ideia ousada demais, ou menos tradicional que o esperado, mas reconheça este empenho como algo positivo e tente sempre colaborar para que este individuo possa se integrar ao time.  

5 – Reconheça a trajetória de vocês 

Sempre que possível, faça rodadas de feedback com o time. Relembre os momentos desde o início da trajetória e reconheça os desafios superados. Olhar para tudo que já foi vivido colabora para que vocês possam identificar problemas e outras questões.  

Em reuniões com sua equipe faça desenho de metas e informe aos colaboradores como elas devem ser alcançadas.  

Em caso de cases negativos, busque valorizar o aprendizado e demonstrar como, em um novo momento, vocês vão estar preparados por já ter essa experiência. 

Dica extra – Se arrisque!

É importante lembrar que, apesar de ter uma estratégia mapeada, há espaços no marketing para inovação. Você precisa usar as trends, virais, acontecimentos mundiais pra vender o seu produto.  

Seja ousado dentro do limite, é claro. A sua campanha precisa ser diferente, mas deve respeitar as convenções sociais. Fique atento à diversidade, relacionamento, comportamento e dentro destas questões proponha novidades. 

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