Entenda as diferenças entre o Mercado Livre de Energia e o Mercado Cativo

Vamos pensar em dois cenários. Em um, você está preso a uma corda. No outro, você está livre para ir e vir. Isto resume basicamente o mercado elétrico brasileiro que é dividido em dois segmentos: o cativo e o livre. As diferenças entre os dois é simples: enquanto o primeiro, o mercado cativo, se baseia no serviço de uma distribuidora local, no segundo, no Ambiente de Contratação Livre (ACL) ou Mercado Livre de Energia, há, entre outras vantagens, a possibilidade de escolher seus fornecedores de energia elétrica.

A seguir, vamos fazer um comparativo dos dois modelos para que você entenda as principais diferenças entre eles.

O que é o mercado cativo?

O termo cativo se refere a algo que está sob controle, preso e sem liberdade de escolha ou ação. Trazendo para o contexto do setor elétrico, neste modelo, os consumidores são atendidos por distribuidoras de energia. Elas são responsáveis pela compra e distribuição da energia elétrica e os preços são regulados e definidos pelas agências reguladoras.

No mercado cativo, os consumidores não têm liberdade para escolher seus fornecedores de energia e estão sujeitos aos preços e condições estabelecidos pelo órgão regulado do sistema elétrico. As tarifas e a forma de contratação são estipuladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que faz um reajuste anual dos contratos de concessão e, por sua vez, das contas de energia dos clientes.

Ainda que o Mercado Livre de Energia já seja uma realidade para vários segmentos, alguns ainda se mantém no mercado cativo. Porém, nos próximos anos, a expectativa é que seja permitida a migração gradual até atingir os consumidores residenciais.

E o que é Mercado Livre de Energia?

Liberdade é a palavra-chave que melhor define este modelo. É nele que os consumidores conseguem escolher seus fornecedores de energia elétrica, negociar os preços, as condições de contrato e adquirir o serviço por meio de fontes de energia.

O Mercado Livre de Energia permite maior flexibilidade e competitividade, pois os consumidores conseguem buscar ofertas mais vantajosas e personalizadas para suas necessidades de demanda.

Além da redução de despesas por meio das contas, o cliente tem a garantia de estar fazendo parte de um modelo que preza pela sustentabilidade, já que a energia é proveniente de fontes renováveis.

Vale lembrar que, desde janeiro de 2024, clientes do Grupo Tarifário A de média tensão, ou seja, aqueles com contas a partir de R$ 10 mil mensais, já estão aptos a aderir ao Mercado Livre de Energia.

As vantagens do mercado cativo

Apesar do Mercado Livre de Energia proporcionar mais benefícios, o Mercado Cativo também oferece algumas vantagens:

Universalidade de atendimento: todos os consumidores, independentemente de sua localização ou capacidade financeira conseguem ter acesso à energia elétrica, já que as distribuidoras são obrigadas a disponibilizar as redes de distribuição dentro de suas áreas de concessão.

Preços estáveis: uma vez que os preços neste modelo são regulados, os consumidores têm maior previsibilidade em relação aos custos de energia – item importante para o planejamento financeiro de qualquer organização.

Segurança no fornecimento: no modelo cativo, as distribuidoras são responsáveis por garantir o fornecimento contínuo de energia elétrica, mesmo em situações de alta demanda ou ocorrências na rede elétrica.

As vantagens do Mercado Livre de Energia

Como citamos acima, o ACL oferece, sem dúvidas, mais vantagens para os consumidores. Dessa forma, muitas empresas estão considerando a migração para o modelo como uma decisão estratégica, inclusive, para a otimização financeira. Seguem os benefícios:

Preços competitivos: os consumidores podem negociar diretamente com os fornecedores de energia, o que pode resultar em preços mais competitivos em comparação com o mercado regulado.

Flexibilidade de contratação: contratos de preço fixo ou variável? No Mercado Livre de Energia, os consumidores podem escolher entre diferentes tipos de contratos de fornecimento de acordo com suas necessidades.

Utilização de fontes de energia renovável: ao oferecer uma variedade maior de opções de fornecedores de energia renovável, o ACL permite que os consumidores consumam energia proveniente de fontes sustentáveis.

Customização de serviços: Os consumidores podem personalizar os serviços de energia de acordo com suas necessidades específicas, o que pode levar a soluções mais eficientes e econômicas.

Maior controle: Ao participar do Mercado Livre de Energia, os consumidores têm mais controle sobre sua gestão de energia, podendo adotar medidas para otimizar o consumo e reduzir os custos.

Inovação e competitividade: o Mercado Livre estimula a inovação e a competição entre os fornecedores de energia resultando em serviços e soluções mais avançadas e eficientes.

Como você viu, ao longo do texto, o Mercado Livre de Energia é a melhor escolha para quem busca por opções mais sustentáveis e deseja reduzir as despesas por meio da conta de energia elétrica.

Clique aqui e faça agora a sua simulação para a Energia Livre Cemig.  

Confira também:

MERCADO LIVRE X MERCADO CATIVO: QUEM DOMINARÁ O FUTURO?

Faça sua simulação
pelo Whatsapp