simule agora sua economia

Tenha em mãos a sua fatura de energia e faça a sua simulação.

Digite seu Nome Completo!
Digite um CNPJ válido!
Digite o nome da sua empresa!
Digite um Telefone válido!
Digite um E-mail válido!
Selecione a Distribuidora
Selecione o Valor Médio da Fatura!

Potencializando a eficiência energética: da indústria ao varejo

Não é incomum encontrarmos em sites e portais de notícias, muitos artigos, notas e postagens com informações a respeito da preocupação com o clima e o meio ambiente, o que, de certa forma, revela que os recursos naturais andam cada vez mais escassos.  

De crise hídrica passando por transformações adiantadas de fenômenos naturais previstos para anos posteriores, vivemos um momento delicado em que saber respeitar e lidar com recursos as vezes escassos, tornou-se realidade. 

Logo, a eficiência energética emerge como uma estratégia fundamental para otimizar o uso da energia e contribuir para um futuro mais sustentável, mais real e mais positivo na relação homem e recurso.  

Nas próximas linhas você irá encontrar muito sobre a essência da eficiência energética, seus benefícios abrangentes e as formas pelas quais a indústria, o varejo e os indivíduos podem desempenhar papéis extremamente importantes nesse processo. Já destaco que o Mercado Livre de Energia é uma solução que colabora para que os recursos possam ser usados sem agressões ao clima e meio ambiente. 

O que é eficiência energética? 

O verbete diz respeito à utilização inteligente e econômica da energia para realizar tarefas e atividades. Uma indicação de algo moderno e extremamente necessário nos dias atuais. 

Trata-se de alcançar resultados desejados com o mínimo consumo possível de energia. Algo que pode e será muito bem recebido por toda empresa que é atenta aos gastos e com a relação empresa/sociedade. Em outras palavras, é a prática de realizar mais com menos. Isso envolve a minimização de desperdícios, a otimização de processos e a escolha de tecnologias mais eficientes. 

Os benefícios da eficiência energética 

Dentre os pontos que se destacam está o quadrante econômico. Primeiramente, a redução do consumo energético leva a uma diminuição direta nos custos operacionais. Ou seja, pode e deve ser considerado como uma opção estratégica e econômica. 

Além disso, essa abordagem resulta em menor emissão de gases de efeito estufa e, consequentemente, contribui para o abrandamento das mudanças climáticas. Sendo também considerada uma solução ecológica. 

A eficiência energética também promove a segurança energética, reduzindo a dependência de fontes de energia não renováveis. Mais um ponto que colabora para que a solução entre nas empresas como uma solução necessária. 

O papel da indústria 

A indústria e as questões ambientais se retroalimentam, já que estão relacionadas e o tempo inteiro se modificam, uma em função das necessidades e questões da outra. Seus processos frequentemente envolvem o consumo intensivo de energia, e, ao adotar tecnologias mais eficientes, é possível reduzir desperdício e investir em uma energia mais ‘necessária’ para o bem do meio ambiente. 

A implementação de práticas de gestão energética, auditorias regulares e a modernização de equipamentos contribuem para a otimização do consumo energético nas operações industriais. E não é incomum, que essas mesmas recebam destaque como líderes do setor, podendo até mesmo influenciar outras a seguir pelo mesmo caminho, adotando práticas iguais ou semelhantes. 

O papel do varejo 

No mercado varejista, a eficiência energética não apenas reduz os custos operacionais, mas também oferece uma vantagem competitiva. Independentemente do setor, de como é realizado o relacionamento com o cliente e toda e qualquer interação, existem comandos que colaboram para que a empresa possa se adaptar ao novo momento. 

Lojas que investem em iluminação LED, sistemas de aquecimento e refrigeração eficientes e práticas sustentáveis de gerenciamento de energia podem atrair consumidores conscientes, que valorizam lojas, empreendedores e marcas comprometidas com a responsabilidade ambiental. 

Alguns exemplos são entendidos facilmente por já terem se popularizado, salve o exemplo de marcas de luxo que a cada dia apoiam mais a reutilização de água, de energia e até mesmo de matérias usadas em outros produtos.  

Como praticar a eficiência energética? 

Alguns passos e processos precisam ser adotados para que as empresas possam de fato ter atitudes que representem uma abordagem mais direta em relação aos conceitos de eficiência energética, uma delas é a mudança de comportamento. 

Uma parte fundamental desse processo é conscientizar os colaboradores e membros da comunidade circundante e consumidora sobre a importância da economia de energia. falar abertamente sobre práticas de uso consciente e promover a manutenção regular de equipamentos são passos importantes. 

Abaixo você encontra uma lista de ações práticas e vantagens sociais relevantes para que a sua empresa possa implantar tais comportamentos: 

10 boas práticas de eficiência energética 

  • auditorias energéticas: Identificar áreas de desperdício é o primeiro passo para otimizar o uso de energia; 
  • gestão de energia: Monitorar e analisar o consumo ajuda a identificar oportunidades de economia;
  • manutenção preventiva: Equipamentos bem mantidos funcionam de maneira mais eficiente;
  • tecnologias eficientes: Optar por equipamentos e sistemas de iluminação com baixo consumo energético; 
  • isolamento térmico: Manter edifícios bem isolados reduz a necessidade de aquecimento e refrigeração; 
  • energias renováveis: Explorar fontes de energia limpa, como solar e eólica; 
  • gestão de carga: Distribuir o consumo de energia ao longo do dia evita picos de demanda; 
  • conscientização dos funcionários: Engajar a equipe é fundamental para o sucesso da eficiência energética; 
  • design sustentável: Incorporar princípios de eficiência desde o início no projeto de edifícios; 
  • monitoramento contínuo: Acompanhar o consumo e ajustar estratégias conforme necessário. 

 10 vantagens sociais 

  • melhoria da qualidade do ar: Redução da emissão de poluentes beneficia a saúde pública; 
  • criação de empregos: Investimentos em eficiência energética geram oportunidades de trabalho; 
  • menos dependência de importações: A adoção de fontes de energia renovável reduz a dependência de combustíveis fósseis; 
  • desenvolvimento sustentável: Eficiência energética contribui para um crescimento mais equilibrado; 
  • estabilidade econômica: Redução dos custos energéticos traz estabilidade financeira; 
  • inovação tecnológica: O investimento em tecnologias mais eficientes impulsiona a inovação; 
  • conservação de recursos: Menos consumo de energia preserva recursos naturais; 
  • inclusão social: Eficiência energética acessível beneficia todas as camadas da sociedade; 
  • conscientização ambiental: Promove a educação sobre a importância da sustentabilidade; 
  • resiliência energética: Menos desperdício contribui para a estabilidade do sistema energético. 

Principais certificados de eficiência energética e como obtê-los 

Ter uma empresa com certificação de eficiência é algo vantajoso, se considerado que este, funciona como um selo para investidores e clientes. Uma garantia de que a empresa está em acordo com as necessidades da sociedade e por isso, é digna e merecedora de apoio/consumo. 

O Mercado Livre de Energia como alternativa para a eficiência energética 

O Mercado Livre de Energia, além de diversas outras vantagens, é uma solução ambiental. A entrada de empresas neste nicho colabora para impulsionar a eficiência energética de diversos negócios. Um modelo que permite que consumidores escolham seus fornecedores e contratos, promovendo a competição e incentivando fornecedores a oferecer opções mais eficientes e sustentáveis. 

A entrada nesse mercado estimula a inovação e a busca por fontes limpas de energia. Uma predisposição que será muito bem recebida por empresas que estão interessadas em garantir o seu público feliz e com total empatia com a marca. 

A eficiência energética é muito mais do que apenas economizar energia, trata-se na adoção de uma mentalidade sustentável, buscando maximizar os recursos disponíveis para um futuro melhor. 

Este conceito age e colabora diretamente com o Mercado Livre de Energia, afinal de contas, uma prática consciente aliada de uma escolha inteligente e colaborativa, garante benefícios para empresa, suas alianças dos investidores e clientes.

Se você está pensando em migrar para o Mercado Livre de Energia, entre neste link e faça uma simulação.

Faça sua simulação
pelo Whatsapp