simule agora sua economia

Tenha em mãos a sua fatura de energia e faça a sua simulação.

Digite seu Nome Completo!
Digite um CNPJ válido!
Digite o nome da sua empresa!
Digite um Telefone válido!
Digite um E-mail válido!
Selecione a Distribuidora
Selecione o Valor Médio da Fatura!

Estratégias eficientes para reduzir os custos de energia na sua empresa

Já pensou como a sua empresa poderia investir em novas tecnologias, mão de obra e outras melhorias se por algum motivo você conseguisse diminuir o gasto mensal com energia elétrica? Neste artigo separamos uma lista de ações que vão colaborar com este movimento.  

A redução pode ser um incentivo 

Antes de irmos para as ações, é importante lembrar que uma redução em valor gasto com energia elétrica na verdade é um investimento, afinal de contas, a verba que era destinada para pagar o insumo, quando economizada se transforma em insumo para a empresa. 

Em uma instituição com uma boa saúde financeira, este valor pode se transformar em benefícios para os colaboradores e até mesmo um incentivo para que a empresa possa investir em mais produtos, insumos, ferramentas, segurança e muito mais.  

Em uma empresa em que a saúde financeira se encontra abalada, essa mesma economia pode representar a oportunidade de mudar o quadro. O valor que antes era destinado para a conta de luz, pode, agora, se transformar em insumo para melhorar a produção, diminuir o custo para o cliente final e muitos outros.  

Redução e estratégia! 

Reduzir os custos de uma empresa é sempre positivo, se olharmos pela visão de governança, afinal de contas, quanto mais enxuta for uma operação, maior é a oportunidade de lucro e de sobrevivência do negócio, mesmo que em situações inesperadas.  

Os valores usados na compra de energia elétrica em empresas, quando aplicado em uma estratégia, colabora para melhorar a eficiência operacional e aumentar a lucratividade. Existem diversas medidas que as organizações podem adotar para alcançar esse objetivo: mudanças governamentais, investimentos em tecnologia, entre outros.

Conheça a mais essas possibilidades:

Auditoria energética – Envolve análise detalhada do consumo de energia em todas as áreas da empresa, identificando padrões de uso, desperdícios e oportunidades de melhoria. Essa possibilidade precisa ser adotada em um âmbito que começa pela diretoria e depois vai se disseminando por setores. 

Eficiência energética – Implementação de medidas de eficiência energética, incluindo a instalação de equipamentos mais eficientes, como iluminação LED, sistemas de climatização com tecnologia de ponta e equipamentos. 

Automação e controle – Uso de sistemas de automação e controle para gerenciar o consumo. 

Monitoramento e gestão de energia – Uso de sistemas de monitoramento de energia em tempo real para identificar, com esses dados em mãos, medidas proativas para reduzir o consumo e otimizar o uso geral. 

Educação e envolvimento dos funcionários – Conscientização dos funcionários sobre a importância da conservação de energia e ações de incentivo para a adoção de práticas mais eficientes no local de trabalho. 

Energia renovável! 

Apesar de todas essas possibilidades que colaboram para a redução de custos de energia nas empresas há, ainda, é possível que as instituições optem por energias renováveis.  Dessa forma, explorar fontes alternativas, como a instalação de painéis solares ou turbinas eólicas, ajuda a reduzir os custos, especialmente considerando a estabilidade dos preços. 

Essa possibilidade precisa ser colocada em uso nas empresas de todos os nichos, já que a sustentabilidade está em um lugar especial na história profissional de toda empresa contemporânea, e irá ganhar ainda mais força, já que é uma tendência mundial.  

A redução dos custos de energia elétrica em empresas, por si, solicita uma abordagem multifacetada que combina investimentos em tecnologia, mudanças comportamentais e estratégia. Esse gerenciamento colabora para que o consumo de energia possa ser visto como um investimento, e não mais como um gasto. 

Adotar medidas eficazes fazem com que as empresas possam não apenas reduzir seus custos operacionais, mas contribuir para a sustentabilidade ambiental e longevidade empresarial. Ações que se apresentam como vantagens mercadológicas e que ganham destaque. 

Faça sua simulação
pelo Whatsapp