Energia solar por assinatura: sustentabilidade e economia para os consumidores

Canais de TV fechados, Netflix, Globoplay, Spotify, PlayStation Plus, entre outros, são apenas alguns dos muitos exemplos de negócios que oferecem os seus serviços mediante o pagamento de uma taxa regular, geralmente mensal ou anual, para ter acesso contínuo a um produto ou serviço. O que muitos ainda não sabem é que também é possível adquirir energia solar por assinatura, modelo, aliás, que tem se popularizado bastante nos últimos anos.

Considerada uma fonte limpa e sustentável, a energia solar, uma das maiores fontes de energia do Brasil, oferece inúmeras e significativas vantagens, entre elas, a redução de custos e a baixa manutenção, uma vez que os sistemas requerem, geralmente, apenas limpeza periódica dos painéis para garantir a eficiência máxima.

Neste texto, você vai conhecer o conceito, o funcionamento e os benefícios da energia solar por assinatura, uma alternativa cada vez mais popular em todo o mundo, especialmente devido ao seu custo em declínio e aos benefícios ambientais associados.

O que é a energia solar por assinatura?

A energia solar por assinatura foi regulamentada em 2015 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que permitiu a geração de energia por terceiros, conhecida como geração compartilhada. Desde então, esse tipo de serviço vem se tornando uma tendência no setor elétrico brasileiro.

Por ser obtida a partir da luz do sol, que emite uma grande quantidade de energia – que é convertida em eletricidade ou usada diretamente para aquecimento de água, a energia solar é considerada uma fonte renovável e sustentável. Ou seja, essa matriz energética se alinha aos objetivos de sustentabilidade por não emitir gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera e, consequentemente, reduz a dependência de combustíveis fósseis.

No entanto, nem todas as pessoas têm condições de instalar um sistema solar em sua residência por conta dos custos iniciais do sistema fotovoltaico ou até mesmo pela falta de espaço físico adequado para instalação. Dessa forma surge a possibilidade de adesão à energia solar por assinatura. Por meio dessa modalidade é possível adquirir energia gerada pelo sol sem a necessidade de comprar e instalar um sistema fotovoltaico na própria propriedade.

Como funciona?

Os consumidores assinam um contrato com uma empresa de energia solar que instala e opera o sistema em uma localização remota. A energia produzida em usinas denominadas fazendas solares, é enviada para distribuidoras de energia que, por sua vez, enviam os créditos contratados por assinatura para as unidades consumidoras. Essas unidades não necessitam da instalação de placas e painéis solares.

Por meio da energia solar por assinatura, os consumidores conseguem acessar a energia sem a necessidade de investimentos em um sistema fotovoltaico próprio – fato que torna esse modelo mais acessível para um público mais amplo.

Como funciona uma fazenda solar?

Trata-se de uma usina solar fotovoltaica localizada em uma área de grande insolação para produção de energia elétrica.

Os benefícios da energia solar por assinatura

Em muitos artigos do Energia Livre Cemig é possível entender o quanto a sustentabilidade ambiental tem se tornado uma pauta importante para indústrias e empresas. Nesse contexto, a energia solar por assinatura se torna uma alternativa bastante interessante por alguns motivos que vamos listar abaixo.

Energia renovável e sustentável:
Falamos anteriormente sobre esse benefício. Sim, ao contrário dos combustíveis fósseis, que são finitos, o sol é uma fonte de energia que deve durar ainda milhões de anos – o que torna a energia solar sustentável a longo prazo.

Redução nos custos de energia:
É um benefício que atrai muito os consumidores, já que, quando se fala em mexer no bolso, os olhos brilham. Ao aderir à energia solar por assinatura, é possível ter uma diminuição significativa nas contas de energia, uma vez que a modalidade permite descontos de até 16% na tarifa mensal de energia.

Não há custos de instalação ou manutenção:
Já que o sistema é instalado em outro local pela empresa de energia, os consumidores não precisam ficar preocupados com as despesas de instalação ou manutenção do sistema.

Flexibilidade:
Aos consumidores é ofertada a oportunidade de escolher o tamanho do sistema fotovoltaico solar que eles desejam assinar. Isso é feito com base em suas necessidades de energia, o que confere maior flexibilidade quando comparada à instalação de um sistema próprio.

Eficiência energética:
Além da sustentabilidade por conta da redução de emissões de GEE, a energia solar por assinatura é uma modalidade que contribui para a redução do desperdício de energia. Ou seja, se enquadra perfeitamente nas boas práticas de utilização de fontes de energia renováveis.

Energia solar por assinatura da Cemig SIM

Quando se fala em energia solar por assinatura, pensamos na Cemig SIM. A empresa foi criada em 2019 para atuar na geração solar fotovoltaica – mercado inserido na categoria de Geração Distribuída. A operação da empresa de GD do Grupo Cemig está integralmente dedicada à modalidade por assinatura.

De acordo com a empresa, mais de 20 mil clientes – entre pessoas físicas e jurídicas – já aderiram ao sistema de energia solar por assinatura da Cemig SIM, apenas em Minas Gerais. São empresas de vários setores, como restaurantes, condomínios, hotéis, residências, propriedades rurais, dentre outros, que podem migrar gratuitamente para o modelo.

Acesse este link e conheça mais sobre a Cemig SIM.

Como aderir à assinatura de energia solar?

A adesão pode ser feita de forma totalmente digital no site da Cemig SIM. Assim, o consumidor faz uma simulação descrevendo o seu consumo mensal de energia e envia uma cópia de sua fatura de energia.

A partir deste ponto, a Cemig SIM envia uma proposta com o contrato e faz a assinatura digital. O processo leva menos de três minutos e de um jeito simples e ágil. É desta forma que o cliente, com tanta facilidade, passa a fazer parte de uma comunidade solar.

Leia também:

MARKETING VERDE: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA O FUTURO DE SUSTENTABILIDADE

COMO EMPRESAS PODEM ADQUIRIR A CERTIFICAÇÃO I-REC

Faça sua simulação
pelo Whatsapp